Implantação do QR Code

O QUE É QR CODE 

É um tipo de código de barras bidimensional capaz de interagir com o usuário, pois pode ser escaneado com a câmera do celular ou tablet, dando acesso a uma série de informações como textos, vídeos, opções para download, brindes ou o que a empresa desejar oferecer ao seu público. 
O código QR (ou QR Code) é um sistema padrão Quick Response (do inglês “resposta rápida”). Foi desenvolvido em 1994 e o seu objetivo inicial era catalogar as peças dos automóveis na linha de produção. Em 2003, essa linguagem passou a ser usada em smartphones, uma vez que as câmeras são muito eficientes na leitura e interpretação dos códigos. 

COMO FUNCIONA O QR CODE 

Para ter acesso ao conteúdo de um QR Code é muito simples: o usuário aciona a câmera do celular e aponta o aparelho para o código. Com ajuda de um aplicativo apropriado para leitura de códigos, a imagem automaticamente se converte em informação. 

QUAIS AS DIFEREÇAS DO QR CODE PARA O CÓDIGO DE BARRAS TRADICIONAL 

A diferença mais visível é a aparência. O código de barras tradicional é composto por uma série de listras verticais escuras e claras. Essas barras são acompanhadas de números. A leitura só pode ser feita por meio de um scanner apropriado, que transfere a informação para um computador. 
Já o QR Code é uma imagem com pequenos desenhos geométricos e pontilhados disposta em um quadrado com fundo branco. Possui uma alta capacidade de armazenar dados e, por esse motivo, é um grande aliado para melhorar o relacionamento com o público e aumentar o engajamento com a marca. 
Um fato interessante é que, mesmo se a imagem do QR Code estiver rasgada ou parcialmente danificada, isso não prejudica a interpretação das informações. Isso acontece por conta do sistema de correção de erro, que possui quatro níveis de correção: Baixo (7%), Médio (15%), Qualidade (25%) e Alto (30%). Quando o nível é mais alto, a tecnologia permite a criação de códigos artísticos, como o desenho de um logotipo, desenho ou qualquer outro tipo de imagem. 

COMO O QR CODE PODE SER UTILIZADO NA ESTRATÉGIA DE MARKETING 

Recentemente, a Nestlé anunciou que pretende usar rótulos com QR Code em todo o seu portfólio de produtos para ajudar o consumidor a saber mais sobre o que vai comprar. 
O primeiro a ganhar o novo código foi o famoso chocolate Kit Kat. Quando o usuário faz a leitura da imagem que vem estampada na embalagem, é direcionado a uma página na internet. Lá, ele encontra informações sobre as características do alimento, valores nutricionais e a história de como ele foi fabricado. 
Percebeu como essa tecnologia é capaz de proporcionar uma experiência diferente para o consumidor? Imagine que, com tantos produtos similares, dentro de um mercado saturado de concorrentes, o cliente deseja ter mais segurança na hora de comprar. 
Nesse sentido, o código na embalagem ajuda a saciar a sede de informação do usuário com uma eficiência muito maior do que muitos vendedores, que nem sempre estão disponíveis ou sabem responder a todas as dúvidas do consumidor. 
Além de oferecer informações relevantes sobre o produto, é possível desenvolver campanhas de marketing criativas, fazer promoções, oferecer jogos interativos ou outro tipo de entretenimento. 
O QR Code ajuda ainda na execução do inventário da empresa e na gestão do controle de estoque, assim como o código de barras. 

COMO USAR O QR CODE DE FORMA ESTRATÉGICA 

DEFINA OS OBJETIVOS DA AÇÃO 

Você já conhece as vantagens de usar QR Code na embalagem dos produtos, mas não é por isso que vai investir sem antes fazer um planejamento e listar os objetivos da sua estratégia de marketing, não é mesmo? 
Reúna a sua equipe e pense de que maneira a sua empresa pretende interagir com o consumidor. O código apontará para uma página no site? Que tipo de conteúdo você pretende oferecer? Formato texto ou vídeo? Descontos exclusivos ou algum tipo de premiação ou bônus? Definir os objetivos é o primeiro passo para o sucesso. 

ESTIMULE SEU PÚBLICO A INTERAGIR 

É importante estimular o consumidor a interagir com o código. Você pode imprimir uma frase de ação junto da imagem, de acordo com o que foi definido como objetivo. Por exemplo: “Escaneie este código para mais informações”, “Escaneie este código para ganhar um desconto exclusivo”. Assim, a finalidade do código permanecerá visível e o usuário será incentivado a concluir a ação. Lembre-se de que é fundamental mostrar exatamente o que foi prometido. Caso contrário, o cliente se sentirá frustrado. 

USE A CRIATIVIDADE E SEJA OBJETIVO 

Sempre que for possível, adicione cores ou novos formatos para os seus códigos, para que eles se aproximem da identidade da marca. Faça com que a página de acesso após o escaneamento seja agradável, bonita e fácil de navegar. Evite publicar informações desnecessárias: seja objetivo. 
Agindo assim, o seu público vai gostar da novidade e sempre que o seu produto estiver acompanhado de um QR Code, ele será tentado a escanear para conferir o que a sua empresa criou para surpreendê-lo. 

ACOMPANHE OS RESULTADOS DA SUA ESTRATÉGIA 

Para saber se a sua estratégia está dando certo, o ideal é acompanhar o número de escaneamentos realizados por meio do QR Code impresso na embalagem. Caso esse número seja baixo, é interessante avaliar o motivo. Pode ser que o conteúdo não seja atrativo, ou então a publicidade foi insuficiente. 

Independentemente da razão, o importante é ficar atento a essas respostas e trabalhar para aperfeiçoar as ações sempre que for necessário e em tempo hábil de reverter o cenário. O sucesso é algo que precisa ser conquistado e, por isso, as mudanças são parte desse processo. 

O uso do QR Code vai aproximar a sua empresa do público-alvo, aumentar o engajamento com a marca e, consequentemente, as vendas. Pense nisso! 

FONTE: GS1 

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