page loader

O que é Ribbon? Para que serve?Você sabe o que é um Ribbon? Sabe qual o seu uso e quais possibilidades ele oferece para a sua etiqueta? Nesse artigo, vamos mostrar qual a funcionalidade do Ribbon e quais tipos podem ser úteis para você em sua empresa!

O QUE É RIBBON? PARA QUE SERVE?

 

O ribbon (em inglês Thermal Transfer Ribbon - TTR) é um filme entintado utilizado nas impressões por termotransferência. Em palavras mais simples, ele é um rolo de filme que contém a tinta da impressora térmica.
A impressora térmica funciona com um cabeçote aquecido que transfere a tinta desse ribbon para a etiqueta. Ou seja, o ribbon "anda" junto com a etiqueta na passagem pelo cabeçote de impressão. O resultado disso é que podemos ver o "negativo" da impressão no ribbon, que deve ser descartado após o uso.

Interior de uma impressora térmica. O ribbon é este rolo preto, à direita antes da impressão e à esquerda depois de transferir a tinta para a etiqueta.

Isso responde a uma das dúvidas mais comuns: "quanto eu preciso comprar de ribbon?" ou "quanto dura o ribbon?"
A resposta é: exatamente o mesmo comprimento do seu rolo de etiquetas. Para cada metro do rolo de etiquetas, você precisa de um metro de ribbon. Como toda a tinta é transferida para o suporte em uma única passada, não é possível reaproveitá-lo.

 

QUAIS OS TIPOS DE RIBBON?

A fita de transferência térmica pode ser revestida de cera, resina ou pode ser misto (cera e resina). Cada um desses materiais tem a sua especificação, e variam na impressão entre papel ou filme e na resistência a umidade, atrito, agentes químicos, e outros.  O ribbon possui um lado entintado e o outro coberto por silicone. Que ao receber calor, a tinta se desprende e o silicone promove a não aderência do material e a dissipação de calor. São utilizados em impressões de códigos de barras, logotipos, gráficos, códigos bidimensionais e etc.
Conheça mais sobre os tipos de ribbon:
Ribbon Cera Película plástica composta por cera, utilizada para impressões de dados, códigos de barras em papel e etiquetas adesivas. Por ser um material frágil, o insumo não deve conter restrições a variações de temperatura, umidade e atrito. Possui baixo custo, e permite impressões de alta velocidade com grande qualidade. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para expedição, etiquetas para indústria farmacêuticas, etiquetas nutricionais, etc.
Ribbon Resina – Película plástica composta por resina é aplicada em filmes (polipropileno, poliéster, polietileno etc.), utilizada em materiais que são expostos a riscos de atritos como, congelamento, umidade, calor, contato com substancias acidas, materiais de limpeza, entre outros. Possuem alta resistência. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para indústrias automotivas, etiquetas para uso em produtos armazenados em câmaras frias, etiquetas para hospitais e laboratórios, etc.
Ribbon Misto – Película plástica composta por cera e resina, possui resistência ao calor e umidade maior do que os de cera e menor do que os de resina. É utilizada em impressões em papel ou filme, indicado para soluções que necessitam de mais resistência e durabilidade. Geralmente utilizados quando a etiqueta sofre algum tipo de atrito, especialmente no transporte da carga. Exemplos de utilizações: impressões em etiquetas para estantes, etiquetas de advertência, etiquetas para componentes, etiquetas para indústria automobilística, etiquetas para caixa de CD e DVD, etc.
O uso de ribbon com má qualidade pode ocasionar problemas no resultado final da impressão e para o funcionamento da impressora. Que necessita de uma maior temperatura da cabeça de impressão diminuindo a vida útil da mesma, provocando assim constantes substituições da cabeça térmica de impressão, gerando um custo próximo à compra de outra impressora.